quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Plano de Aula: Noção Espacial

E. E. ENG. FRANCISCO BICALHO
2° PERÍODO - PROFESSOR:____________
ALUNO:____________ - DATA: __/__/__


Conteúdo: noção espacial.

Público alvo: 05 a 06 anos.

Objetivo: aplicar os conhecimentos sobre as propriedades de natureza projetiva.

Duração: 04 horas.

Justificativa: norteados pelo pensamento cientifico de Jean Piaget, que mostra como é importante para a criança a observação das propriedades de natureza projetiva, como, por exemplo, o que vem antes e o que vem depois, construímos este plano de aula.

Recursos: - Google Maps;
- Percurso da escola a praça;
- Papeis kraft;
- Lápis de colorir, gizes de cera e tinta guache.

Procedimentos didáticos: - 1° momento: levaremos os nossos alunos a sala de informática e mostraremos a eles, através do Google Maps, o percurso da escola a praça e da praça a escola.
- 2° momento: levaremos os nossos alunos da escola até a praça e da praça até a escola, observando atentamente todo o caminho (as pessoas, as lojas, em fim, tudo que o integra).
- 3° momento: conversaremos sobre o que vimos, e falaremos sobre o que mais gostamos, sobre o que não gostamos, discutiremos o que mais nos chamou a atenção; ressaltando, sempre, as propriedades de natureza projetiva.
- 4° momento: para sistematizar todo o conhecimento construído, cada aluno receberá uma folha de papel kraft, lápis de colorir, gizes de cera e tintas, e irão expor, através de desenhos e de pinturas, a parte do trajeto que mais lhe interessou.

Avaliação: observaremos os nossos alunos no decorrer de toda a aula para avaliarmos se eles aprenderam ou não.

sábado, 2 de julho de 2011

Atividades: Ciências

E. E. ENG. FRANCISCO BICALHO
2° PERÍODO - PROFESSOR: _______
ALUNO: _______  - DATA: __/__/__


1) LIGUE OS ANIMAIS AOS ALIMENTOS QUE ELES PRODUZEM:



Atividades: Ciências

E. E. ENG. FRANCISCO BICALHO
MATERNAL II - PROFESSOR: _______
ALUNO: _______  - DATA: __/__/__


1) PINTE OS DESENHOS DE ANIMAIS:
    [vaca.gif]   [desenho+de+flore+colorir+risco+de+flor+pano+de+pratojpg]

2) PINTE OS DESENHOS DE PLANTAS:

     gato para colorir          

domingo, 19 de junho de 2011

Atividades: Artes

E. E. ENG. FRANCISCO BICALHO
2º PERÍODO - PROFESSOR: _________
ALUNO: _______ - DATA:  __/__/__


GATO ARTICULADO
VAMOS FAZER UM GATO ARTICULADO? PRIMEIRO, PINTE O DESENHO DO GATO. DEPOIS, COM A AJUDA DO(A) PROFESSOR(A), CORTE TODAS AS PARTES. AINDA COM A AJUDA DO(A) PROFESSOR(A), FURE AS BOLINHAS E JUNTE AS PARTES DO GATO COM BARBANTE. CAPRICHE!


Atividades: Artes

E. E. ENG. FRANCISCO BICALHO
1º PERÍODO - PROFESSOR: _________
ALUNO: _______ - DATA:  __/__/__


1) PINTE O DESENHO DO PEIXE E COLE APARAS DE LÁPIS PARA FAZER AS ESCAMAS:

Atividades: Matemática

E. E. ENG. FRANCISCO BICALHO
2º PERÍODO - PROFESSOR: _________
ALUNO: _______ - DATA:  __/__/__


1) PINTE DE AMARELO O DESENHO DE 5 ESTRELAS:


2) PINTE DE AZUL O DESENHO DE 8 BOLAS:
  

Atividades: Matemática

E. E. ENG. FRANCISCO BICALHO
MATERNAL III - PROFESSOR: _______
ALUNO: _______  - DATA: __/__/__


1) PINTE O DESENHO MENOR:



2) PINTE O DESENHO MAIOR:

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Atividades: Português

E. E. ENG. FRANCISCO BICALHO
MATERNAL III - PROFESSOR: _______
ALUNO: _______  - DATA: __/__/__


1) OBSERVE A LETRA R, PINTE-A E COLORA O DESENHO DA ROSA:

[R.jpg]

Atividades: Português


E. E. ENG. FRANCISCO BICALHO
1º PERÍODO - PROFESSOR: _________
ALUNO: _______ - DATA:  __/__/__


 1)     LIGUE A VOGAL AO DESENHO QUE TEM A INICIAL CORRESPONDENTE:

  
A



E


I


O

U

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Jogos e Brincadeiras para a Educação Infantil: Jogo da Memória

O jogo da memória é um jogo clássico formado por peças que apresentam uma figura em um dos lados. Cada figura se repete em duas peças diferentes. Para começar o jogo, as peças são postas com as figuras voltadas para baixo, para que não possam ser vistas. Cada criança deve, na sua vez, virar duas peças e deixar que todas as outras crianças as vejam. Caso as figuras sejam iguais, a criança deve recolher para si este par. Se forem peças diferentes, estas devem ser viradas novamente, e sendo passada a vez a criança seguinte. Ganha o jogo quem tiver descoberto mais pares, quando todos eles tiverem sido recolhidos.
Este jogo é de grande importância para o desenvolvimento da capacidade de memorizar.


Screenshot Jogo da Memória da Turma da Mônica