quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Plano de Aula: Noção Espacial

E. E. ENG. FRANCISCO BICALHO
2° PERÍODO - PROFESSOR:____________
ALUNO:____________ - DATA: __/__/__


Conteúdo: noção espacial.

Público alvo: 05 a 06 anos.

Objetivo: aplicar os conhecimentos sobre as propriedades de natureza projetiva.

Duração: 04 horas.

Justificativa: norteados pelo pensamento cientifico de Jean Piaget, que mostra como é importante para a criança a observação das propriedades de natureza projetiva, como, por exemplo, o que vem antes e o que vem depois, construímos este plano de aula.

Recursos: - Google Maps;
- Percurso da escola a praça;
- Papeis kraft;
- Lápis de colorir, gizes de cera e tinta guache.

Procedimentos didáticos: - 1° momento: levaremos os nossos alunos a sala de informática e mostraremos a eles, através do Google Maps, o percurso da escola a praça e da praça a escola.
- 2° momento: levaremos os nossos alunos da escola até a praça e da praça até a escola, observando atentamente todo o caminho (as pessoas, as lojas, em fim, tudo que o integra).
- 3° momento: conversaremos sobre o que vimos, e falaremos sobre o que mais gostamos, sobre o que não gostamos, discutiremos o que mais nos chamou a atenção; ressaltando, sempre, as propriedades de natureza projetiva.
- 4° momento: para sistematizar todo o conhecimento construído, cada aluno receberá uma folha de papel kraft, lápis de colorir, gizes de cera e tintas, e irão expor, através de desenhos e de pinturas, a parte do trajeto que mais lhe interessou.

Avaliação: observaremos os nossos alunos no decorrer de toda a aula para avaliarmos se eles aprenderam ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário